17 agosto 2008

Que angústia! Que vontade louca de chorar!
Vontade frequente. Vem me visitar ultimamente.
No ônibus de volta pra casa, a noite contemplando o firmamento, deitado pensando nas mesmas coisas que pensava há alguns meses.Fiquei anos sem chorar. Sem sentir a mínima vontade. Era uma pedra. Sólido e firme. Por dentro e por fora. Hoje de manhã senti como se a minha antiga firmeza interior tivesse se transformado em algo etéreo. Como se tivesse a consistência de um vinho. Talvez tenha anteriormente ficado flácida, amolecendo aos poucos. Talvez a carne também tenha deixado de ser rija. E me vejo velho. Velho e perplexo de frente a um espelho.Como um velho prédio que há tempos não é reformado. Caio aos poucos. Telhado, acabamento, reboco. Tudo cai.
Besteira. Não estou velho. Não externamente. Ainda vou demorar uns anos pra envelhecer de verdade, e talvez até morra jovem e nunca venha a contemplar a velhice. Mas estou vivo. Hoje estou vivo. Sei disso porque sinto dentro de mim uma vontade constante de chorar que vem me visitar quando estou sozinho olhando o firmamento. E é essa vontade, minha companheira, que hoje faz com que eu vomite essas palavras sem pensar exatamente nos seus efeitos.
Me sinto pedra denovo. Me sinto firme por dentro. Mato lentamente a minha companheira, como se brincasse com ela. Como se a sufocasse com minhas duas mãos, e esse ato trouxesse de volta a antiga firmeza da minha carne e do meu espírito. Dou um longo suspiro, aliviado.
Acabou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Depois de quase 3 decadas, entendi que envelheci pq chorei. Deveria ter chorado menos. Ou pensando por outro angulo, chorado mais em menos tempo.
Tanto faz, nao adianta.

Chorei e envelheci. Nessa ordem.

Anônimo disse...

Oi gui, talvez por ser sua
irmã eu entenda perfeitamente
o que vc disse.
Por anos alimentei uma forma
dura e inerte, que na verdade
não se parece nada comigo.
Foi como se em algum ponto da
vida eu tivesse sido anestesiada
sem me sentir triste ou feliz de
verdade. Acho que foi uma forma
defesa, para não enlouquecer enquanto
meu "castelo de areia" era levado.
Contudo, agora vejo que não
não adiantou nada, porque agora
sou muito mais frágil e emotiva;
em grande parte por ter calado
um choro que já deveria ter acontecido.


Gostei muito do texto :)
Te amo!!!

Cecília disse...

when you lose control..