10 agosto 2008

I'm a Believer.

Era um anfiteatro grande, como um daqueles que ele conhecera na faculdade. As únicas diferenças eram que ao invés de um quadro negro havia um palco, e ao invés de um velho estrangeiro ministrando uma aula imersa numa das tramas do sono, ele mesmo tomava parte de um grupo de músicos que se apresentavam para uma turma não muito entusiasmada.

Era uma situação embaraçosa, ele não fazia a mínima idéia de como havia parado ali e agora se encontrava com um contra-baixo nas mãos, tocando melodias que não conhecia e que mesmo sendo executadas na hora não lhe davam prazer. Que sensação incômoda! Fazer algo que não gosta por um motivo que desconhece! Mas um estranho senso de responsabilidade esperneava dentro de suas entranhas, dando-lhe calma suficiente para não abandonar tudo, justamente como acontece com quem espera sentado pelo trágico fim. Nesse instante ela entrou na sala.

Tinha os cabelos soltos caidos pelos ombros e segurava firme alguns livros contra o corpo, envolvendo-os com os dois braços. Caminhou até onde pudesse ser vista e ficou de pé em frente ao palco, olhando fixamente para ele. Aquele olhar fez com que todo o corpo dele estremecesse, por dentro e por fora, e ele não conseguiu mais tirar os olhos dela. Errava as notas sem nem ao menos se importar, continuava tocando apenas pelo já dito senso de responsabilidade. Mas aqueles olhos... Não era paixão que estava transmitida. Era uma pontinha de dor. Era também uma pontinha de satisfação por estarem se vendo ali e ao mesmo tempo era a forma que ela conseguira pra lhe contar tudo que desejeva contar sem precisar realmente das palavras.
Aquela situação durou um pouco mais de dois minutos, talvez, e então ela desviou os olhos e saiu pela mesma porta que entrara. Ele sentiu um enorme desespero com tudo isso, e sua ansiedade o impedia até mesmo de se manter de pé. O peso do instrumento aumentava a cada instante que se passava e depois de mais algum tempo, quando tocaram o último acorde ele soltou o baixo e saltou do palco, refazendo os passos da moça até a porta. Lá dera de cara com um grande corredor muito bem iluminado, porém vazio.

...

Acordou no banco de trás de um carro numa rodovia que conhecia muito bem. Seu rosto estava pressionado contra o vidro e o sol do meio da tarde deixara sua pele ardendo. Uma música dos Monkees tocava naquele instante, I'm a Believer. Era a segunda vez que ele tinha aquele sonho e agora sentia-se como saindo de um conto do Jorge Luis Borges. Ele a perdera. Pela segunda vez.

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Gui, as suas histórias me lembram o tipo de narração de "O Moro dos Ventos Uivantes". Tem um certo mistério e um ar um pouco nebuloso em torno o que acontece que me deixa com vontade de ler mais...
A propósito, tem mais?rs


Gostei muito mesmo,
e eu fui a primeira a comentar
hahahaha, gostei, pq eu sou uma menina muito má. rs

Tenorius disse...

contra-baixo, gosto muito do som. cai muito bem no jazz, charles mingus e talz...
gostei do conto. deu vontade de ler mais borges quando li o nome dele. hehe
abraço

Cecília disse...

como diz um amigo meu, "fica assim não fi, um dia ela volta" :D

Unknown disse...

Lá dera de cara com um grande corredor muito bem iluminado, porém vazio.

Bom... o que eu quero comentar, além do que já citei ali em cima, é que muito me impressiona Jéssica conhecer O Morro dos Ventos Uivantes. Vocês são pura cultura, deve ser coisa de família (duh).

Tenorius disse...

cara, eu estou com artificios, parte de ficciones, em espanhol, fala-me um conto, creio. tenho também outros dois: el martin fierro, ele elaborando e desnudando a obra de jose hernandez (conhece el martin fierro?) e o outro é o livro dos seres imaginários, bem mitológico, eu estava numa fase folclórica hauhauhauhuauauaha
valeu pelas dicas

Tenorius disse...

falta-me um conto*

Unknown disse...

eu concordo com ti matheusinho!

Unknown disse...

na verdade aqui é a mia no pc da patil!!!

Caroline Ferreira Peres disse...

Gui adorei... Dá vontade de ler e ler... E continuar lendo...rs
Vc é um verdadeiro escritor!!!